Em se tratando de vício, nós ficamos pensando: o que é o vício? A primeira coisa que vem na mente da gente e são as drogas, mas quantas pessoas estão viciadas em tantas coisas. A gente pode pensar em muitas coisas, agora mesmo você deve estar pensando em muitas coisas
Eu gosto muito de uma frase da Margaret Mead e ela me ensinou bastante com essa frase que diz:
“A virtude é quando se tem a dor seguido do prazer e o vício é quando se tem o prazer seguido da dor e o último é o que fica”
Então, trabalhando em cima disso a gente pode ver que nós vamos passar por dor e depois ter prazer e isso vai ser virtude. Nós vamos passar por prazer e esse prazer rápido e imediato, depois nós vamos ter a dor e isso é vício. Porque essa dor vai ser tão forte, vai ser tão depressiva que eu vou querer o prazer rápido de novo e isso me traz o vício.
Há exemplos de virtude quando se trabalha. Eu faço o meu trabalho final do mês eu tenho salário. O trabalho dói, trabalhar dói, mas ele me dá, depois, o prazer, que é ter o salário e ter dinheiro para pagar as contas e para levar pra minha casa, então, eu tenho esse prazer depois de o que vou fazer com esse dinheiro e tudo mais.
Estudar dói mas ao final dos estudos eu tenho um complemento de ir bem na prova, de passar de ano, de concluir uma matéria e isso é muito importante para mim. A gente fica pensando o quanto de virtude tem pra gente seguir, pra gente se se identificar, pra a gente dar continuidade nas coisas na nossa vida.
Praticar a virtude na nossa vida é importante, enquanto no vício, nós vemos que o vício das drogas por exemplo (vamos falar das drogas porque estamos num conteúdo completo sobre o que é drogadição, sobre a co-dependência e sobre a recuperação) nas drogas elas dão prazer imediato, mas em seguida vai virar dor e essa dor é que vai ficar, aí temos que tomar cuidado com isso e isso num plano aqui sobre a terra.
Sobre a virtude de trabalho, como eu falei, a virtude do estudo, virtude do dia a dia com a família, isso traz dignidade para a gente também.
Há, no entanto, a informação sobre a prática da virtude para eternidade, pois aqui na terra nós vamos sentir dor, porém, teremos a recompensa da eternidade com Deus.
Sinta a dor, passe pela dor, confie em Deus e Ele vai sanar essa dor.
Seja bem vindo à libertos.com.br