Então, vamos com calma, vamos “agir” recuperação agora, vamos fazer o simples. Eu costumo dizer sempre:
– “Vamos fazer o simples”.

Nós geralmente complicamos a nossa vida quando estamos em recuperação, e complicar a nossa vida a gente sabe fazer muito bem, nós já fizemos isso durante muito tempo e agora é a hora de simplificar a nossa vida, fazer o simples, “comer o arroz com feijão”, tranquilo. Então o que a gente vai ver agora é exatamente como que a gente vai trabalhar pra não ter a recaída.

Não faz sentido que nós nos tratemos mal enquanto tratamos as pessoas bem, pois temos que nos tratar bem e com a mesma bondade que tratamos o próximo, temos que nos tratar também. Então, o nome da nossa história hoje é se perdoar. Devemos ser tão pacientes conosco, como Deus espera que sejamos com os outros.

Às vezes a gente fica um pouco confuso:
– “Ah se eu fizer tal coisa, isso não tem perdão”.
Quando estava nas drogas eu falava assim:
– “Eu vou continuar aqui porque Deus não vai me perdoar, o que eu fiz foi muito errado. O que eu tenho feito excessivamente tem sido muito errado”.

Deus é capaz de perdoar todos os nossos pecados desde que estejamos arrependidos.

Precisamos estar prontos para nos perdoar todos os dias, e pra isso temos que saber exatamente a diferença entre arrependimento e remorso.

Arrependimento:

Metanoia

Meta = além/mudança

Noia = mente/pensamento

Arrependam-se = Transformem seu pensamento

Transforme-se pela renovação da sua mente

Por isso que Jesus diz em Mateus 4:17b: “…Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.”  Mateus 4:17

Arrependimento tem um motivo, por que se arrependimento fosse ter algum outro sentido como estão em alguns dicionários ou como algumas pessoas pensam, tais como: – sintam remorso, façam penitência, fiquem tristes, magoem-se, atormentem-se, etc…, o restante da frase de Jesus ficaria assim, por exemplo: “Fiquem tristes, porque é chegado o reino dos céus.” ou “Atormentem-se, porque é chegado o reino dos céus.”

Mas o sentido da palavra é e sempre será o que Jesus deseja, “Transforme sua mente e seu coração, pois é chegado o reino dos céus.”

Isso significa não praticar mais aquilo que desagrada a Deus. e isso é arrependimento.

Remorso:

É sentir tristeza por que aquilo que eu ia fazer de errado, não deu certo.

Tenho um exemplo que sempre uso como ilustração:

Três pessoas foram roubar um banco e:

Na primeira situação, eles conseguem roubar, sair de lá com o dinheiro, ninguém os pega e vão para casa de um deles para dividir o dinheiro. Quando começam a fazer a divisão, um deles fala: – Estou arrependido, isso que nós fizemos não é certo, não agrada à Deus, quero ir lá agora e devolver, e convence os outros, que vão e devolvem, mesmo assim, sofrendo as consequências do erro.

Na segunda situação é, eles estão roubando o banco e quando estão saindo por uma das portas, a polícia os prende, ai os três estão na cadeira tristes e se dizendo arrependidos, mas arrependidos de terem saído por aquela porta, deveriam ter saído por outra para escaparem.

Quando pecamos e nos arrependemos verdadeiramente, sentimos tristeza sim, mas essa tristeza é segundo Deus que produz a transformação dos pensamentos e um novo agir.

A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.   2 Coríntios 7:9  

Então, agora é hora de viver a recuperação, se perdoar e não perder mais tempo.