Estamos aqui para mais um dia de sobriedade e recuperação. Eu vou falar um pouquinho sobre as situações de risco você não pode mais participar delas. Você conhece bem, mas eu vou falar mesmo assim. É porque somos novas criaturas

Reconciliação consigo mesmo. Reconcilie-se com você mesmo. Quem é você, qual é a sua situação agora e o que você vai fazer para melhorar todos os dias essa situação. Tá bem esclarecido que somos novas pessoas e devemos andar com novas pessoas. A minha situação agora é outra, eu não estou mais no uso de drogas, então o que eu tenho que fazer para mudar. Qual o novo modelo de vida meu. Qual o novo modelo de vida seu.

Bom, as situações de risco não deve mais estar nelas é nunca entrar em bares e similares e nem se aproximar de balcões. Eu costumo dizer que esse cotovelinho aqui (o meu cotovelo), gosta muito de balcões de bar e ele tá acostumado com isso. Eu estou há 13 anos limpo e se eu for num bar hoje eu tenho certeza que meu cotovelinho vai aceitar se encostar naquele balcão e pedir alguma coisa, algo pra beber; então, não participar mais disso.

Não ir mais em bares. Por que você iria em um bar sendo que você não bebe mais? Melhor você não afrontar a sua carne, porque a carne é fraca e se tiver neste lugar vai ser muito fácil você ir para uso.

Não freqüentar festas extravagantes sendo ela social, familiar ou outras. Eu demorei um pouco pra participar novamente de das festas familiares lá da minha família em campos do Jordão. O pessoal bebe, mas eu não preciso chegar e ser aquele chato da festa dizendo assim:
– Olha, ninguém vai beber aqui, porque eu não bebo mais!

Não! Eu precisava ser fortalecido todos os dias para estar presente naquelas festas e, meus irmãos e minhas irmãs eu os amo e eles me amam também, mas sabendo que eu tenho que saber o horário de me retirar, o horário eu sair daquela situação e então eu tenho que tomar alguns cuidados pra que eu não recaia.

Outro ponto de não estar nessas festas é que você vai ficar dizendo não.
– Ah não, eu não bebo mais. Ah não, eu parei de beber. Ah, não, não estou bebendo… e esse não, não, não, vai te levar para a depressão, instigar você e provocar uma crise existencial até. Vai ser uma tortura masoquista. Pra que isso? Pra que estar nesses lugares se você não está bebendo mais não está mais fazendo uso e nem deve mesmo embriagar-se ou usar drogas. Então, é importante você se alinhar com esse novo modelo de recuperação

Não andar sozinho por muito tempo. Por que? Porque nós ficamos vulneráveis. Então, estar com as pessoas que amamos o máximo de tempo possível, com as pessoas que podem nos ajudar, é o caminho. Eu tenho em casa minha esposa, meus filhos eu, tenho é toda a situação de recuperação que eu vivo hoje. Eu trabalho com pessoas que sabem da minha situação. Eu trabalho em um estoque e lá eu faço o meu trabalho com honra e o dono daquela empresa que eu trabalho está disposto a me ajudar. Eu escolhi trabalhar lá, porque ele é uma pessoa que viveu a minha recuperação junto comigo no início. Então, se eu falar para ele que eu tô em crise, ele vai trocar uma idéia comigo; posso pedir ajuda pra ele, se eu me encontrar em crise por algum motivo, porque a crise pode vir a qualquer momento, eu tenho certeza que eu vou poder pedir ajuda e ser ajudado ali para aquelas pessoas.

Às vezes nós temos que escolher os lugares até que vamos trabalhar para que a gente viva uma recuperação plena. Não estar sozinho por muito tempo também faz parte da recuperação.

Essas são algumas dicas para que você que está vivendo agora nova vida de recuperação da sua vida. E isso é importante também para a gente continuar. Lembrando que recuperação é para sempre, para o resto da vida. Você tem que, todos os dias, fazer um modelo, criar um modelo novo, dentro daquilo que você estiver fazendo. Hoje o seu modelo é trabalhar nesse lugar, faço isso e aquilo, então, o que eu vou fazer em relação à recuperação?

Viva a recuperação um dia de cada vez.

Não deixe de se inscrever no site no botão abaixo para o workshop que em breve deveremos iniciar e para receber as novidades do site em seu email.